Boas Práticas

Conheça iniciativas nacionais e internacionais de educação, mobilização da sociedade, mobilidade e desenho viário que visam a proteção da vida das crianças e adolescentes no trânsito.

Programa Caminho da Escola

O programa Caminho da Escola objetiva renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes municipal, do DF e estadual de educação básica pública. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus, lanchas e bicicletas fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte.

Projeto Contadores de Histórias

A Fundação Thiago Gonzaga tem no teatro um instrumento pedagógico de transformação e preservação da vida no trânsito.

Para incentivar comportamentos importantes à preservação da vida das crianças no trânsito, a Fundação Thiago Gonzaga criou em 2002 o projeto Contadores de Histórias. No espetáculo, a história da Borboleta Vida é contada de forma lúdica, estimulando hábitos e atitudes seguras, de acordo com a faixa etária dos pequenos.

As crianças que participam do projeto tornam-se importantes aliadas e influenciam o comportamento dos seus pais e familiares, estimulando a construção de um trânsito mais humano e seguro para todos. O projeto é direcionado a crianças de 3 a 7 anos de idade, sendo construído de maneira que as próprias crianças possam intervir, participar e interagir – estimulando a solidariedade, o cuidado com a própria vida e a vida do outro. O projeto é realizado junto a escolas de educação infantil de Porto Alegre e também está disponível para circulação em outras cidades.

Star Rating 4 Schools (iRAP)

A classificação por estrelas para escolas (SR4S), desenvolvida pelo iRAP, é a primeira ferramenta sistemática e baseada em evidências para medir, gerenciar e comunicar o risco no trânsito a que as crianças estão expostas nas viagens escolares.

Programa de Avaliação de Sistemas de Retenção Infantil (PESRI)

O Programa desenvolvido pela Latin NCAP avalia o desempenho de segurança de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) vendidos na América Latina. O PESRI visa conscientizar os consumidores sobre a relevância do uso dos SRIs e fornecer informações aos consumidores sobre desempenho de segurança de diferentes sistemas. Cada SRI é submetido a uma série de testes, como impacto frontal, impacto lateral e avaliação de facilidade de uso, resultando em uma classificação por estrelas. O resultado dos testes permite que o consumidor tome uma decisão informada ao comprar um SRI.

Coalizão Global da Juventude para a Segurança Viária (YOURS)

A Coalizão, promovida pela ONG global Juventude para a Segurança Viária (YOURS, na sigla em inglês) reúne jovens de mais de 100 países agindo em prol da mobilidade segura e defendendo a participação significativa dos jovens na segurança no trânsito.

Projeto Mobilidade 360º

Baseado na imersão em realidade virtual, o projeto tem o objetivo de apresentar às crianças e jovens a utilização consciente da bicicleta como meio de transporte ativo. Através da experiência de 360°, estudantes, professores e a comunidade tem a oportunidade de vivenciar os benefícios do ciclismo para as cidades e a saúde. De maneira experiencial e ilustrativa, são demonstrados, através de oficinas, lições sobre ciclismo urbano, sustentabilidade e segurança viária. O vídeo “Domingo”, gravado através do uso de uma câmera 360° e elemento central na experiência pedagógica, foi selecionado em mostra realizada no evento SDG Global Festival of Action realizado pela ONU em 2021. 

A Caminho da Escola

A iniciativa, desenvolvida pela CET-Rio com apoio do ITDP Brasil e FIA Foundation, busca criar espaços públicos de excelência no entorno de escolas, permitindo que alunos e funcionários da rede municipal de ensino do Rio de Janeiro circulem em uma cidade considerada acolhedora. O projeto destaca a revitalização da sinalização no entorno das escolas, buscando criar um ambiente de excelência e fazer das crianças agentes multiplicadores de boas práticas no trânsito.

Urban95

A Urban95 é uma iniciativa internacional da Fundação Bernard van Leer que visa incluir a perspectiva de bebês, crianças pequenas e seus cuidadores no planejamento urbano, nas estratégias de mobilidade e nos programas e serviços destinados a eles. Gestores públicos e técnicos recebem apoio e capacitação sobre formas de contribuir com o desenvolvimento integral das crianças a partir da experiência das cidades, identificando e atuando nos territórios onde os bebês e suas famílias estão, em especial aqueles mais vulneráveis.

Programa Educação Viária é Vital (Fundação MAPFRE)

O Educação Viária é Vital incentiva ações que tornem a circulação mais segura e eficiente, promovendo a mobilidade segura, saudável e sustentável. O programa trabalha de forma transversal com o tema “Educação para o trânsito”, e busca incentivar a pesquisa e compreensão do trânsito, a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.

Guia de Políticas Públicas em Segurança Viária Infantil para Argentina

O Guia de Políticas Públicas, elaborado pelo Ministério de Transporte, destina-se às pessoas que propõem, projetam e executam ações voltadas para a melhoria da segurança viária infantil em suas comunidades. O Guia contém uma série de recomendações de ações concretas, elaboradas com base nas pesquisas realizadas pela Agência Nacional de Segurança Viária da Argentina.

Sistemas de Bicicletas Compartilhadas para crianças

Os Sistemas de Bicicletas Compartilhadas para crianças visam oferecer às crianças uma forma de diversão e mobilidade sustentável, segura e não poluente, incentivando desde cedo os pequenos a criar bons hábitos e se preocupar com o planeta. Exemplos: Mini Bicicletar (Fortaleza/CE) e Bike Vitória Kids (Vitória/ES).

Niños Latinoamericanos Seguros en el Tránsito

O projeto, desenvolvido pela Fundación Gonzalo Rodríguez na Argentina e Uruguai, promove o intercâmbio de conhecimento e apoio técnico em mobilidade segura para crianças entre diferentes setores: governos, organizações multilaterais e organizações da sociedade civil.