Leis Nacionais

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin eleifend purus neque, eget commodo metus consequat sit amet. Nam sed libero volutpat, interdum neque ac, posuere sem. Aenean velit ante, bibendum at vulputate id, blandit at tortor. Suspendisse id feugiat tortor.

Plano de Dant Brasil – 2021-2030, Ministério da Saúde

O plano de Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas e Agravos Não Transmissíveis no Brasil, 2021-2030 (Plano de Dant), apresenta-se como diretriz para a prevenção dos fatores de risco das Dant e para a promoção da saúde da população com vistas a dirimir desigualdades em saúde. Os sinistros de trânsito são uma das principais causas de morte no Brasil e ações específicas para a prevenção de sinistros de trânsito são incluídas no Plano.

Resolução Ministério da Educação nº 1, de 20 de abril de 2021

Estabelece diretrizes e orientações para o apoio técnico e financeiro na aquisição, utilização e monitoramento da gestão de veículos de transporte escolar, pelas redes públicas de educação básica dos municípios, dos estados e do Distrito Federal, no âmbito do Programa Caminho da Escola.

Resolução CONTRAN nº 924, de 28 de março de 2022

A resolução consolida normas sobre a utilização obrigatória de espelhos retrovisores, equipamento do tipo câmera-monitor ou outro dispositivo equivalente nos veículos destinados ao transporte coletivo de escolares.

Resolução CONTRAN nº 819, de 17 de março de 2021

A resolução do CONTRAN é o ato normativo destinado a regulamentar o transporte de crianças com idade inferior a dez anos que não tenham atingido 1,45 m (um metro e quarenta e cinco centímetros) de altura no dispositivo de retenção adequado.

Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito

O Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans) foi instituído pela lei federal nº 13.614, de 11 de janeiro de 2018. O Plano passou por uma revisão em 2021 que contou com a contribuição de mais de 100 especialistas, de 50 órgãos e entidades e representantes da sociedade civil.
O plano prevê a implementação de 154 ações que, juntas, têm o potencial de salvar cerca de 86 mil vidas até o ano de 2028.

Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)

O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal nº 8.069, de 13 de julho de 1990, é o marco legal e regulatório tem como objetivo a proteção dos direitos da criança e do adolescente, definindo-os como sujeitos de direitos, em condição peculiar de desenvolvimento, que demandam proteção integral e prioritária por parte da família, sociedade e do Estado.

De acordo com o ECA, é dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

A segurança no trânsito é fundamental para garantir o direito à vida, já que os sinistros de trânsito estão entre as principais causas de morte de crianças e adolescentes no Brasil. Um trânsito seguro também contribui para a garantia dos demais direitos assegurados pelo ECA, como por exemplo o direito à educação, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

O ECA também estabelece que, em caso de sinistros de trânsito ou outras emergências, crianças e adolescentes tem direito ao atendimento prioritário em postos de saúde e hospitais e devem receber socorro em primeiro lugar.

Código de Trânsito Brasileiro (CTB)

O Código de Trânsito Brasileito é o conjunto de normas e atribuições de trânsito no Brasil e foi instituído pela lei federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. O CTB dispõe sobre normas de circulação para condutores de veículos motorizados, pedestres e ciclistas e estabelece a obrigatoriedade do uso de equipamentos de proteção, como sistemas de retenção infantil (cadeirinhas e assentos de elevação) e capacetes, entre outras diretrizes.