Nosso Manifesto

Era uma vez um menino que se transformou em uma linda borboleta… Foi assim que contei sobre a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga às crianças da escola em que meu filho havia estudado. De forma lúdica, disse que aquele jovem lindo, que eu já não poderia mais abraçar, seguia vivo através do Vida Urgente.

Por inspiração no Thiago, a quem eu chamava de “pesquisador borboleta”, a Fundação tem no seu símbolo e em sua filosofia, a alegria, leveza e a força para multiplicar sua mensagem. Uma mensagem que mais do que falar sobre segurança viária, fala de VIDA.

VIDAS como a dos mais de 33 mil brasileiros que a cada ano morrem em sinistros de trânsito. VIDAS como a das milhares de crianças entre 0 e 14 anos que têm seu futuro impactado pela violência no trânsito, essa verdadeira epidemia motorizada que é a principal causa de morte acidental nessa faixa etária. VIDAS que poderiam ser salvas através do comprometimento em propor e implementar políticas públicas voltadas à segurança no trânsito.

É verdade que desde 1996, quando iniciamos a caminhada com a Fundação, muita coisa já mudou: avançamos em legislações importantes e o tema trânsito é tratado amplamente pela sociedade.

No contexto internacional, a Organização das Nações Unidas (ONU), renovou o compromisso global e proclamou a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2021-2030 – com o fim de reduzir em 50% os índices de mortalidade. O Brasil é um dos países signatários da Década e tem se aproximado desse movimento através do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS)

Contudo, é preciso mais. Se faz necessário um esforço político, técnico e de mobilização da sociedade, para que se possa concretizar o PNATRANS e de fato reduzir em pelo menos 50% a mortalidade no trânsito no país.

Com o intuito de manter essa pauta ativa junto ao Congresso Nacional e potencializar o enfrentamento a essa dura realidade e evitar retrocessos, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga – organização que tem sido uma das mais importantes vozes representativas da sociedade na defesa da vida no trânsito – une-se aos esforços nacionais e internacionais por meio do projeto “Transitando pela Vida”, selecionado pelo programa internacional da Global Road Safety Partnership (GRSP).

O principal objetivo do projeto é a criação de uma Frente Parlamentar pela Segurança de Crianças e Adolescentes no Trânsito, instalando um mecanismo político coordenado capaz de acompanhar, auxiliar e fiscalizar o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à segurança no trânsito – especialmente às voltadas às crianças e jovens.

Dessa forma, a Fundação Thiago de Moraes Gonzaga reforça seu compromisso com a segurança e a preservação da vida no trânsito, na certeza de que com a união de esforços, renovamos a esperança de que todos estes planos e leis não ficarão apenas no papel, mas ganharão nossas ruas, estradas e o coração dos brasileiros, salvando milhares de VIDAS.

Diza Gonzaga | Presidente Voluntária da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga