Os sinistros de trânsito são a principal causa de morte acidental de crianças e adolescentes entre 0 e 14 anos no Brasil, representando 29% das vidas perdidas nessa faixa etária no país. Vidas que poderiam ser salvas através do comprometimento de governantes e legisladores em propor e implementar políticas públicas voltadas à segurança no trânsito.
Para enfrentar esta realidade, a Fundação Thiago Gonzaga apresentou o projeto “Vida Urgente – Children Safer in Traffic”, selecionado na rodada 17 do Programa de Subsídios do Global Road Safety Partnership (GRSP) – com apoio financeiro da Bloomberg Philanthropies.
A Fundação é uma organização da sociedade civil criada em 1996 pelo casal Regis e Diza Gonzaga, após a perda do filho Thiago em um acidente de trânsito. Com a missão de preservar a vida no trânsito, a instituição desenvolve programas e projetos que envolvem a sociedade, governos e empresas na construção de uma mobilidade mais humana e segura.
O projeto “Vida Urgente – Children Safer in Traffic” pretende reunir apoio através de uma atuação nacional em defesa de melhorias na segurança viária para crianças e adolescentes e para prevenir maiores retrocessos na legislação brasileira de trânsito. O recente processo de alteração do Código de Trânsito Brasileiro, Lei Nº 14.071, demonstrou o desconhecimento de muitos legisladores brasileiros com relação aos dados e as melhores práticas para o enfrentamento da violência no trânsito.
Neste sentido, através dos dois anos de duração do projeto, a Fundação trabalhará próxima ao Congresso Nacional e contribuirá para a criação de uma plataforma online que pretende fornecer aos legisladores informações relevantes, estudos de caso e outros materiais para subsidiar legislações futuras na área de segurança viária.
Taifur Rahman, Diretor do Global Road Safety Partnership and Grants Programme, compartilhou que “o GRSP está muito animado em trabalhar com a Fundação Thiago Gonzaga e apoiar este projeto. Acreditamos que ele tenha potencial para se tornar um marco das demandas nacionais por políticas públicas efetivas para proteger as vidas dos jovens no Brasil.”
O projeto tem início em um momento muito propício, alinhado globalmente ao lançamento da Década de Ação pela Segurança no Trânsito e, nacionalmente, ao novo Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que tem previsão de lançamento para setembro de 2021.